Aula de Pilates para Gestantes em Campo Bom
Benefícios do Pilates para Gestantes
Alivia dores nas costas
O fortalecimento muscular e a melhoria na postura proporcionados pelo Pilates contribuem com a prevenção ou redução das dores e desconfortos comuns durante a gravidez, como dores nas costas e na região pélvica.
Ajuda a suportar o peso da barriga
O Pilates pode ser eficaz para ajudar as gestantes a suportar o peso da barriga. Isso porque, o exercício está focado no fortalecimento dos músculos do core, que incluem os músculos abdominais, pélvicos e das costas. Esses músculos desempenham um papel fundamental no suporte à coluna vertebral e na estabilização da região abdominal, o que pode ser especialmente benéfico durante a gravidez.
Melhora a circulação
Os exercícios de Pilates promovem a melhora da circulação sanguínea, o que é excelente para reduzir o acúmulo de fluidos, muito comuns durante a gravidez.
Reduz o inchaço
O Pilates contribui com a redução do inchaço, já que por meio dos exercícios, ele estimula além da melhor circulação, o sistema linfático (responsável pela remoção de toxinas e fluidos em excesso no corpo), ativa a musculatura do corpo e promove relaxamento.
Proporciona maior oxigenação para o bebê
O Pilates, por meio de exercícios que enfatizam a respiração controlada, pode contribuir para a melhoria da capacidade respiratória e, indiretamente, para uma melhor oxigenação do corpo, incluindo o bebê.
Fortalecimento do assoalho pélvico
O Pilates ajuda a fortalecer os músculos do assoalho pélvico, que desempenham um papel importante no parto. Isso porque, ter maior controle do corpo e a consciência dos músculos são úteis durante o trabalho de parto.
Como Funciona o Pilates em Gestantes?
Para quem não sabe, o Pilates é um tipo de alongamento e condicionamento físico que utiliza o próprio peso do corpo na execução, por isso, ele é bem requisitado para aquelas pessoas que zelam por sua saúde e qualidade de vida.
Além disso, sua prática é recomendada para muitas pessoas, incluindo crianças, idosos e gestantes, já que, não possui restrição de idade.
No caso das gestantes, por exemplo, os exercícios do pilates podem ser praticados com regularidade, até três vezes na semana, já que se trata de um esporte de baixo impacto.
Porém, a partir do oitavo mês, é preciso avaliar o tamanho e peso da barriga, junto com o seu instrutor e médico que acompanha a gravidez.
Dessa forma, juntos torna-se possível definir o momento certo de parar com as atividades e claro que tudo também varia de acordo com o grau de dificuldade e conforto de cada aluna.
O que nossos clientes falam sobre nós
Sobre Nós
A clínica FisioPró foi idealizada pela Fisioterapeuta Mariana de Almeida do Nascimento, com objetivo de oferecer um espaço de bem-estar na prática de fisioterapia, com foco no tratamento humanizado de cada paciente por profissionais especializados e altamente capacitados.
Além disso, a clínica conta com uma localização central, ambiente amplo e estacionamento próprio, com acessibilidade garantida.
- Bacharel em Fisioterapia
- Mestrado em Biotecnologia e Biociências (UFSC).
- Especializada em Fisioterapia em Traumato-Ortopedia e Esportiva.
- Especializada em Fisioterapia Cardiorrespiratória.
- Pilates Clínico
- Reabilitação e Treinamento Funcional
- Formação Clínico Baseado em Resultados
- Reabilitação de mão, cotovelo e ombro, tornozelo, joelho e quadril
- Fisioterapia Ortopédica de Resultados para membros inferiores
- Fundamentos da Fisioterapia Esportiva (SONAFE)
- Reabilitação de LCA e menisco
- Reabilitação intra e pós COVID-19
- Agulhamento a seco (Dry needling)
- Podoposturologia (palmilhas posturais)
- Baropodometria Postural
- Eletrotermofototerapia
- Ventosaterapia
- Drenagem linfática manual
Perguntas Frequentes
Quando a gestante pode começar a fazer pilates?
Do momento em que a gavidez é descoberta, até mais ou menos, o oitavo mês de gestação ou até o dia do parto (depende de mulher pra mulher), é recomendável praticar exercícios.
Lembrando que, sempre com acompanhamento profissional, visando a plena saúde e o desenvolvimento saudável e seguro da gravidez.
O que se deve evitar no pilates para grávidas?
As gestantes não devem praticar nenhuma atividade (que inclui o pilates) que eleve a frequência cardíaca a mais de 120 batimentos por minuto.
Afinal de contas, isso contribui com a diminuição da circulação sanguínea e pode ser prejudicial tanto para a mãe quanto para o bebê.
O que é melhor para grávidas pilates ou musculação?
Com as mudanças que o corpo passa por conta da gestação, e das dores e desconfortos que atormentam as mamães, o pilates é super indicado para aliviar e cuidar da saúde.